Completando três dias de feira, o Salão de Gramado entra em sua reta final em 2016, buscando até esta sexta-feira fechar bons negócios entre expositores e lojistas, ajudando, assim, a impulsionar o mercado, principalmente no setor de móveis, design e decoração. Somente nos primeiros dois dias, o evento registrou a entrada de 2.500 visitantes nos pavilhões do Serra Park.
Prestigiando a feira desde sua primeira edição, a lojista de Campinas (SP), Susi Dal Molin, dá algumas dicas para quem ainda está indeciso entre tantas opções de produtos e lançamentos. “O Salão de Gramado é uma feira para lojista, o lojista tem que pensar o que ele precisa, caminhar por todos os corredores, porque às vezes você passa pela primeira vez e não vê. Tem muita novidade, as fábricas não se retraíram”, garante Susi. Segundo ela, o clássico hoje está muito misturado ao móvel contemporâneo. “Eu vi em dois estandes móveis clássicos com uma releitura bem bacana, as madeiras mais naturais, o cliente gosta de ver a madeira, tem muitos móveis em madeira maciça, misturados com laca. A feira toda está bem interessante, vale muito a visita”, destaca.

A lojista de São Paulo pondera que o momento delicado vivido pela economia requer cautela, mas não deve servir de motivo para que as pessoas deixem de investir em seus negócios. “Tenho loja há 27 anos. Se você deixa de comprar, não tem novidade para o seu cliente em sua loja, temos que acreditar no momento e fazer as coisas acontecerem”, avalia Susi. Com seis lojas em Campinas, ela procura diversificar e ao mesmo tempo integrar os seus negócios, com móveis contemporâneos, móveis mais clássicos, uma loja especializada em quartos, uma de objetos e também um outlet, que vende produtos das outras lojas, que saíram de linha.

Também acompanhando o crescimento do Salão, a lojista Franciane Maggio, de Rio do Sul (SC), diz que é um prazer estar participando de mais um ano da feira. “Acompanho o desenvolvimento das empresas, tanto pela qualidade dos produtos, nas tendências, nos lançamentos que a gente já acompanha de Milão, das feiras. “É uma logística de entrega muito melhor pra nós do que comprar do Paraná, de São Paulo, saber que as empresas aqui estão oferecendo isso pra nós, com a qualidade que elas vêm fazendo, acho que é excepcional”, avalia. Para Franciane, a grande surpresa no Salão de Gramado este ano foi com os lançamentos da Masotti. “Trabalhamos com a Masotti há uns dez anos mais ou menos, e este ano vieram com uma aposta diferente, uma decoração mais contemporânea, deixando o clássico, que é a raiz Masotti, um pouquinho de lado e trazendo estas tendências de mercado que conseguimos ver no estande deles”, comenta. Conforme Franciane, como agora os seus clientes são mais jovens, que estão mobiliando casa, apartamento, eles têm esta “pegada” mais contemporânea. “Não querem talvez um móvel tão clássico, com um tom torneado, procuram linhas mais retas, cores mais sóbrias, uma madeira mais clara, e a Masotti apresentou isso pra nós”, pondera a lojista.
Fotos: Mateus Portal / ColetivoYes